Busca avançada

10 cargos de TI que vão fazer sucesso em 2019

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019 por Yasmin Coelho de Santana
10 cargos de TI que vão fazer sucesso em 2019

A tecnologia já dominou diversos nichos do mercado, basta perceber a quantidade de e-commerce, aplicativos para pedir comida, se locomover com aplicativos de transporte ou assistir um filme/ouvir música, com aplicativos de streaming.

O fato é que a tecnologia faz parte do nosso cotidiano, é difícil nos imaginarmos ficando um dia sem mexer no celular, acessando nossas redes sociais ou utilizando algum desses aplicativos citados anteriormente, parece até que sempre foi assim.

Todos esses avanços transformaram a área de tecnologia em uma das mais promissoras do mercado, empregando muita gente e movendo a economia. Mas como já é de conhecimento da grande maioria dos profissionais da área, não dá pra se acomodar!

A carreira dentro da TI, principalmente em profissões de desenvolvimento, demanda uma contínua aprendizagem de novas tecnologias, diferentes certificações e etc. Pensando nisso, separamos os cargos que vão fazer mais sucesso nesse novo ano! Confere aqui e já vai se preparando para esse ano que pode ser de muitas conquistas:

Gerente de TI

A gerencia de TI não é um cargo novo, entretanto vem exigindo novas skills dos profissionais nesse cargo. Além do perfil de liderança, extremamente importante para essa função, também será exigido desse profissional conhecimento técnico para atuar mais próximo da operação, direcionando a equipe. O conceito chave é: líder que coloca a mão na massa, para auxiliar times ágeis.

Profissional da área de suporte

O profissional de suporte lidará tanto com clientes internos como externos, para tal, é importante que o profissional seja fluente em outros idiomas. O cargo está em alta para auxiliar as operações de grandes empresas no suporte às suas tecnologias.

Especialista de Business Intelligence (BI)

O profissional de BI está ganhando cada vez mais destaque, isso porque ele coleta dados e extrai informações que oferecem suporte para a gestão do negócio. Esse profisisonal ajudará nas extretégias para a empresa, de forma a torná-las cada vez mais assertivas.

Programador Front-end

É normal ouvirmos que para uma empresa existir hoje em dia, ela precisa estar na internet, e a melhor forma de fazer isso, é tendo um site! Mas não basta ter um site, o site precisa chamar a atenção do cliente, interagir e despertar vontade de compra ou qualquer outra ação que seja interessante para o negócio. 

O desenvolvedor front-end deve estar por dentro das principais tendências do segmento, como bibliotecas e frameworks, uma vez que ficará responsável pelo design, conteúdo e funcionalidades da camada frontal do site. 

UX/UI – Usabilidade, interface e interação

A experiência do usuário é extremamente importante para o sucesso de um negócio, isso porque a forma como o cliente irá interagir com os produtor e serviços decidirá se ele vai comprar ou não e se será um cliente fiel da empresa. O profissional de UX/ UI deve elaborar mapas de navegação de usuário, criar testes de usabilidade, etc.

Desenvolvedor Full-Stack

O profissional capaz de olhar o software de forma mais completa, que possui flexibilidade para trabalhar em diversas etapas do desenvolvimento, seja no front ou back-end, está sendo cada vez mais disputado pelas empresas e deve gerar um grande volume de ofertas em 2019.

Desenvolvedor mobile

Já comentamos em um outro post do blog sobre o avanço do uso do celular, que inclusive já ultrapassou o uso de computadores no Brasil. Isso significa, entre outras coisas, que o uso de aplicativos mobile vai continuar crescendo e, consequentemente, a demanda por profissionais que desenvolvam aplicativos mobile.

Gerente de Segurança da Informação

A preocupação com a segurança digital de uma organização é cada dia maior, isso porque invasões de sistemas podem causar um prejuízo inestimável aos negócios. Esse profissional deve estar extremamente atualizado sobre todas as alterações tecnológicas disponíveis no mercado. 

Como o profissioal possui uma responsabilidade gigantesca, os salários costumam ser altos. Mas lembrando mais uma vez, exige muito estudo, dedicação e atualização constante.

Engenheiro de Inteligência Artificial

A inteligência artificial já está disseminada em diversos produtos e serviços de empresas, além de outras esferas da sociedade, como na saúde e no transporte. O engenheiro de IA é o profissional que “ensina os computadores a pensar como humano” (machine learning) através de cálculos que recriam decisões do cérebro e criando uma ferramenta que “entende” tudo sobre o usuário.

Cientista de Dados

O cientista de dados traz insights para a empresa, tornando-a mais inteligente. O profissional será responsável pelo tratamento de dados históricos da empresa ou de seus clientes que afetarão nas futuras tomadas de decisão. Como a área ainda possui poucos profissionais capacitados, os salários são altos e a demanda continua aumentando.

Agora o que resta é escolher alguma área que você se identifique e se dedicar para ser um bom profissional! Já atua em alguma dessas áreas? Conta pra gente um pouco da sua experiência 😉
 

Compartilhar

Yasmin Coelho de Santana
Autor
Yasmin Coelho de Santana

É formada em Comunicação Organizacional pela UTFPR e trabalha com Comunicação e Marketing no Portal Curitiba TI, onde tem descoberto a cada dia uma crescente paixão pela área de tecnologia.