Busca avançada

2021: 8 dicas para começar o ano bem

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020 por Isabella Franco
2021: 8 dicas para começar o ano bem

Criar metas para o ano novo é uma tradição comum a muitas pessoas. Pensar em resoluções e objetivos para os próximos 12 novos meses costuma ser uma atividade prazerosa.  

Por isso, o final do ano geralmente é uma época de reflexão. Pensamos sobre o que aprendemos no ano que passou e o que desejamos melhorar naquele que está por vir.  

Para aproveitar essa época festiva e de renovação, trouxemos 8 dicas de como começar o ano novo com o pé direito (ou esquerdo, se você for canhoto hehe).  

Que você possa usar essas dicas como uma ajuda no momento de criar suas resoluções para 2021!  

 

Organize suas metas e registre suas conquistas

Organizar suas metas é o primeiro passo para começar bem o ano, pois são elas que vão te guiar nos próximos meses.

Mas tente ser bem específico nas suas metas. Se você deseja aprender algo novo, por exemplo, não escreva apenas “fazer X curso”.  

Especifique qual seu objetivo, o que você pretende fazer para alcançá-lo, como, o que você vai precisar para isso (dinheiro, computador, tempo livre?) e quanto tempo você vai destinar para cumprir aquele objetivo.  

Com essa estratégia traçada, será muito mais fácil colocar tudo em prática e riscar as metas do check-list no final do ano.

Além de organizar as metas, não esqueça de registrar as suas consquistas, também.  

Sem um registro, você pode chegar no final do ano com a sensação de que não conseguiu realizar o que desejava e acabar se frustrando.  

Por isso, registre suas conquistas em um local que você possa visitar no final do ano.  

Isso te ajuda a se sentir orgulhoso e a visualizar tudo que você conseguiu (ou não) fazer.  


Tente procrastinar menos  

Muitas vezes, relacionamos a procrastinação apenas ao trabalho.  

Quando procrastinamos muito, não entregamos todas as atividades a tempo ou se entregamos, é tudo feito na pressa e com menos qualidade.  

A procrastinação no trabalho existe e é muito prejudicional, mas ela não é exclusiva desse ambiente.  

Podemos procrastinar projetos pessoais, também. Como não há nenhuma cobrança externa como um chefe ou líder, por exemplo, vamos deixando nossos planos para depois. E esse depois nunca chega.  

Pode parecer que não, mas a procrastinação é uma das maiores inimigas do seu desenvolvimento e sucesso (seja qual for o conceito dessa palavra para você).  

Ela te impede de fazer coisas que vão te oferecer um benefício a longo prazo. Tudo em troca de prazeres imediatos.  

Para fazer do seu ano novo um período de grandes conquistas, tente procrastinar menos.  

Organize suas metas e vá criando novos hábitos aos poucos. Nosso cérebro demora em média 66 dias para registrar um novo comportamento como automático. Você vai precisar se esforçar bastante no começo, mas com a repetição você se acostuma.

Se necessário, conte seus projetos para um amigo e peça para ele te perguntar de tempos em tempos como está indo. Ou então, tente consultar suas metas escritas de tempos em tempos.  

Além da disciplina, uma rede de apoio nesse momento é muito importante.  


Descanse mais