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A evolução da telefonia e a tecnologia VoIP

terça-feira, 2 de abril de 2019 por Alessandro Pimenta
A evolução da telefonia e a tecnologia VoIP

Prover uma comunicação eficaz com clientes, fornecedores, parceiros e usuários internos tornou-se vital para as organizações que querem sobreviver em uma sociedade globalizada. Dentre as diversas formas de comunicação, o telefone possui uma característica ímpar para estabelecer um vínculo entre as pessoas, estabelecendo relacionamento verdadeiro com o cliente e reduzindo a sensação de distância.

Falar de telefone pode parecer ultrapassado para algumas pessoas, mas você conhece as novas tecnologias por trás desse modo se comunicação?

Telefonia baseada em protocolos IP

Na telefonia tradicional, são necessárias diversas linhas e/ou circuitos telefônicos, tornando na maioria das vezes o serviço oneroso para as organizações. Já o tráfego telefônico através de uma conexão de dados, como na tecnologia VoIP, é mais barato, permitindo justificar financeiramente sua adoção.  

Há muitos anos o mercado de sistemas telefônicos privados convencionais vem experimentando uma drástica redução comercial. Em contrapartida, o segmento de Telefonia VoIP vem aumentando sua participação de forma exponencial ao redor do mundo, tanto no mercado corporativo de telefonia quanto no público (operadoras). Reforçando uma forte tendência na convergência tecnológica de redes e serviços para um ambiente totalmente IP.

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VoIP x Skype x Whatsapp: Preciso escolher só uma plataforma de comunicação?


Calma! Você não precisa escolher somente uma delas. Todas existem vantagens e desvantagens e podem até ser integradas. A tecnologia VoIP permite facilmente a integração com sistemas de telefonia tradicionais, permitindo efetuar ligações para qualquer número fixo ou celular do mundo inteiro. 

Uma conta Skype pode ser integrada ao seu servidor de telefonia VoIP (Asterisk), através do protocolo SIP, permitindo fazer e receber chamadas de voz, compartilhando as funcionalidades disponíveis no PABX como transferências entre ramais, chamada em espera, entre outros. 


O WhatsApp, apesar de ser uma ferramenta fantástica permitindo a comunicação de voz, não oferece API oficial que permita a integração com servidores VoIP.

Os benefícios da Tecnologia VoIP

Além de ser utilizada por empresas, a tecnologia VoIP pode também ser utilizada em redes domésticas (residenciais) e por operadoras públicas, tornando os custos menores também nesses outros dois ambientes. E, apesar da redução de custos ser parte fundamental para qualquer organização ou domicílio, este não é o único benefício da tecnologia.

O VoIP permite o surgimento de novos serviços que não seriam possíveis na rede tradicional de telefonia, através de customizações na aplicação que se adequam às necessidades de empresa.

A telefonia VoIP é baseada em padrões abertos, diferente da telefonia tradicional do mercado corporativo, onde as centrais telefônicas privadas tradicionais (PABX) utilizam protocolos proprietários, definidos pelos fabricantes. Muitas empresas acabam se tornando reféns de seus mantenedores, sendo dificultoso e oneroso decidir a troca de seu sistema de telefonia por outro modelo de outro fabricante.

A utilização de uma única infraestrutura de redes evita gastos de implantação ou ampliação de uma rede separada para telefonia, podendo ser utilizada a própria rede de dados corporativa pré-existente.

A redução de custos ocorre ainda por outros fatores, como redução de pessoal e redução de custos na infraestrutura e redução das despesas operacionais para manter, gerenciar e atualizar duas redes separadas.

Um sistema VoIP pode evoluir para integrar diversas tecnologias utilizadas nas comunicações como teleconferência, vídeo conferência, mensageria, status de presença, telefonia, mobilidade, agenda (calendários), e-mail, correio de voz, fax, SMS (Short Mensage System), servidor de arquivos, chat, click-to-call, compartilhamento de arquivos, entre outras formas de comunicação. O propósito é dispor de todos os meios de comunicação integrados, possibilitando aumento de produtividade, redução de custos e agilidade. Comunicações unificadas é a evolução da telefonia.

 

Porque escolher o Asterisk para o seu VoIP?

Asterisk é um PABX open source que permite a customização de aplicações. Possui tecnologia VoIP nativa e pode ser integrado com diversos hardwares de telefonia de outros fabricantes, substituindo qualquer PABX proprietário.

Assim como o Linux, o Asterisk é uma tecnologia inovadora e muito mais flexível do que qualquer sistema proprietário, dentre as suas vantagens estão: suporte abrangente, customização, criação de facilidades personalizadas, integração com sistema de gestão da empresa, conexão telefônica via internet entre os escritórios, conexão direta com operadora de telefonia via internet, URA, evolução contínua, registro das ligações em banco de dados, correio de voz, gravação de conversas telefônicas, distribuição inteligente de chamadas, acesso remoto via internet, entre outros. 

Pode ser instalado em qualquer computador com sistema operacional Linux.

Ficou interessado na tecnologia VoIP customizada com Asterisk?

O curso Asterisk Communication Server é um curso prático que abrange uma combinação na medida certa entre teoria e laboratórios, concebidos para fornecer aos alunos a teoria por trás dos conceitos e a experiência prática para implantar e manter, com eficácia, as soluções baseadas no Asterisk. 

O que você vai aprender no curso:

- Telefonia básica
- Instalação e configuração do Asterisk.
- Criação de planos (regras) de discagem
- Terá informações importantes sobre a tecnologia VoIP (Voice Over IP).
- Conexão com vários dispositivos VoIP, como: softphones e telefones IPs.
- Conexões entre os servidores Asterisk
- Conexão a provedores VoIP (cada aluno terá uma conta VoIP de uma operadora pública real).
- E muito mais.

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Alessandro Pimenta
Autor
Alessandro Pimenta

Formação: Técnico em Telecomunicações pelo CEFET-PR (1996), Analista de Sistemas pela PUC-PR (2002), possui diversas especializações nas áreas de Gestão de Projetos, Análise de Sistemas, Telecomunicações, Engenharia de Sistemas e Sistemas de Informação. Cursando atualmente Especialização em Computação Forense e Perícia Digital. Possui inúmeros treinamentos e certificações na área de telecomunicações e informática. Possui dCAA - Digium Certified Asterisk Administrator. Experiência Profissional: Profissional com larga experiência em Telecomunicações (desde 1994) atuando principalmente em sistemas corporativos de telefonia (centrais telefônicas de médio e grande porte) e assemelhados. Trabalha com VoIP desde 2001, com Asterisk desde 2005, é instrutor de Curso Asterisk desde 2007. Tem experiência na implantação e manutenção de centrais telefônicas com milhares de ramais, Sistemas Call Center, suporte técnico, consultoria especializada, treinamento e palestrante. Dentre seus alunos constam profissionais de Operadoras Públicas de Telefonia (STFC), Operadoras VoIP (SCM), Ministério do Exército, Governo, mantenedores de PABX tradicionais, Gerentes de TIC, mantenedores de sistemas Asterisk, de empresas das mais diversas áreas como saúde, cobrança, educação, transporte, vestuário, industrial, prestação de serviços, entre outros. Presta consultoria, suporte técnico e comercial. Possui clientes dentro e fora do Brasil.