Busca avançada

As 7 principais vantagens da computação em nuvem

sexta-feira, 12 de abril de 2019 por Jefferson Silva
As 7 principais vantagens da computação em nuvem

Seja pela viabilização de negócios antes impraticáveis, pela flexibilização no modelo de consumo ou pela alta confiabilidade. A computação em nuvem é uma realidade no mercado atual e nesse artigo vou listar as 7 principais vantagens desse modelo de serviços.

1.    Economia com a nuvem

Quando optamos pelos serviços de provedores de computação em nuvem trabalhamos com o modelo de pagamento sobre demanda, ou seja, pague apenas pelo que usar. A vantagem desse modelo é que ele viabiliza negócios que não tem um capital inicial de investimento suficiente para aquisição da infraestrutura necessária para suportar suas aplicações. 

Além disso, devido a economia de escala resultante do poder de compra em massa de tecnologia por parte dos provedores, os serviços em nuvem acabam tendo ótimo custo benefício em comparação à aquisição e manutenção de servidores on premise.

2.    Escalabilidade com a computação em nuvem

Os provedores de nuvem geram a possibilidade de aumentar ou diminuir o poder computacional de um recurso de acordo com sua demanda. 

Um exemplo comum é uma loja online que está se preparando para uma campanha e espera ter um aumento significativo, durante um período de tempo, no número de acessos.

Nesse momento, a empresa aumentará a demanda por recursos computacionais para manter o sistema no ar, porém o número de acessos após a campanha deve se normalizar e a empresa deseja desalojar o poder computacional, para não ter ociosidade durante o fluxo padrão. Esse cenário é facilmente ajustável em um serviço de nuvem.