Busca avançada

Curitiba TI: Os Cargos mais procurados em 2018

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019 por Welington Oliveira da Silva
Curitiba TI: Os Cargos mais procurados em 2018

Em dezembro de 2017 fiz um post falando sobre os cargos mais procurados até aquele mês, pelas empresas que utilizam o portal Curitiba TI. Mais de 1 ano depois, será que alguma coisa mudou? Quais foram os cargos mais procurados no ano passado? Vamos acompanhar os números e também aproveitar o assunto, já que na última segunda-feira a Yasmin postou um texto sobre os cargos que provavelmente serão destaques em 2019!

Antes de começar, gostaria de dizer que o portal teve um ano incrível em 2018, e os números comprovam isso. Foram 1602 vagas divulgadas em todo o ano (300 vagas a menos que o total de todos os anos anteriores somados!).

Mas a pergunta que fica é: dessas vagas, qual foi o cargo mais procurado? Não tivemos muita diferença nesses cargos lá de 2017, então lá vai, o cargo campeão novamente foi:

Desenvolvedor de Software

Com 604 vagas divulgadas, o cargo de Desenvolvedor de Software foi novamente o mais procurado pelas empresas. Esse número representa incríveis 38% das vagas divulgadas durante o ano! Se você trabalha com desenvolvimento ou pretende trabalhar, eu diria que é uma boa escolha.

Analista de Sistemas

Este cargo está obviamente ligado ao mundo do Desenvolvimento de Software, apesar de ter uma visão mais abrangente. Analista foi o segundo cargo mais procurado durante o ano com 10% das vagas divulgadas

Analista de Testes

Como desenvolvedor de software a vários anos, fico feliz em saber que as empresas estão dando valor aos testadores. Analista de Testes foi a terceira profissão mais procurada no portal com 7% das vagas divulgadas no último ano.

Desenvolvedor Front-end

O cargo de Front-end vem crescendo continuamente, esse cargo representou também 7% de todas as vagas divulgadas no portal Curitiba TI em 2018. Aqui vai uma opinião minha: é um cargo em falta, as empresas não estão conseguindo contratar e estão tendo que direcionar e treinar desenvolvedores para trabalharem com Front-end.

Desenvolvedor Mobile

Mobile é tendência? Eu entendo já como uma realidade. No ano de 2018 6% das vagas foram direcionadas para o cargo de Desenvolvedor Mobile.

Esses foram os 5 cargos mais procurados em 2018, para informação apenas o 6º cargo mais procurado tem relação com suporte ou infraestrutura, que foi o cargo de Analista de Suporte, seguido por Analista de Negócios, Técnico Programador e Analista de Infraestrutura.

E você? Qual sua área ou qual área pretende investir em 2019? Já cadastrou seu currículo no portal Curitiba TI? Recebeu algum contato de alguma empresa?

Abraços e boa sorte! :)

Compartilhar

Welington Oliveira da Silva
Autor
Welington Oliveira da Silva

Fundador da Code 21 e criador do portal Curitiba TI, trabalha com tecnologia há mais de 15 anos atuando basicamente com atividades relacionadas a desenvolvimento de software. Participou de diversos projetos nas áreas de desenvolvimento, acompanhamento ou liderança do time. Atuou também como Consultor e Instrutor em várias tecnologias, além de Instrutor para adoção de Metedologias Ágeis e Scrum. Atualmente responsável pelo atendimento a clientes e acompanhamento dos projetos da Code 21. Possui as certificações Microsoft para Desenvolvedor, especialista Azure e a certificação Professional Scrum Master da Scrum.org.