Busca avançada

Como reinventar uma empresa com mais de 27 anos?

quinta-feira, 23 de maio de 2019 por Bárbara Ritzmann
Como reinventar uma empresa com mais de 27 anos?

Na série de textos “Transformation Series”, profissionais da CINQ explicam o processo de mudança da organização, a partir da percepção de que o mundo está mudando e que para a empresa continuar viva precisava acompanhar essa transformação. 

A partir desse ponto de partida, a Bárbara Ritzmann – gerente da área de Desenvolvimento Organizacional da CINQ, contou como eles conseguiram preparar e transformar a cultura organizacional da empresa, por meio da promoção de aprendizado consciente.

Constatando a necessidade de mudança

A profissional explica que o processo de mudança iniciou em 2017, durante o período de planejamento estratégico da empresa, com a constatação de que os profissionais seriam peça chave para a mudança pela qual a organização precisaria passar. Mas para isso, era necessário pensar em como despertar os colaboradores para um aprendizado intenso e proposital (afinal de contas, sem um bom time de profissionais felizes e apaixonados pelo que fazem, uma empresa está fadada ao fracasso).

Como incentivar seu time a continuar aprendendo?

A Bárbara explica que no início do processo, a liderança da CINQ se perguntava “Por que o nosso time não parece interessado em aprender?” e que após um tempo sobre essa questão, perceberam que a pergunta estava errada, pois esse questionamento deixava o peso da transformação todo para as pessoas

Foi nesse momento que eles mudaram a pergunta “Será que estamos conseguindo ver o que as pessoas estão aprendendo? Ou será que estamos criando o melhor ambiente para as pessoas aprenderem e se sentirem estimuladas a compartilhar isso conosco?

Tanto para a vida pessoal, quanto para a vida profissional ou de uma empresa, assumir a “culpa” ou trazer a responsabilidade para si pode ter muitos benefícios. Afinal, é impossível cobrar a mudança dos outros se não estivermos dispostos a fazer o mesmo.

Por meio de uma sessão de criatividade, foram coletadas experiências para remodelar as práticas de treinamento da empresa, que passou a tratar o desenvolvimento dos profissionais com base em três pilares: Explore, Lean e Develop. Você pode conhecer melhor sobre o CINQ TECH aqui.