Busca avançada

Isolamento social: 5 dicas para fazer no seu tempo livre

sábado, 18 de abril de 2020 por Yasmin Coelho de Santana
Isolamento social: 5 dicas para fazer no seu tempo livre

O mundo está passando por uma das suas piores crises (econômica e de saúde) que já vivemos. E dentre todos os problemas que a atual situação trouxe para a nossa sociedade, o isolamento social é um deles.

Nós, que sempre estivemos acostumados a ser livres (claro, cada um dentro de suas possibilidades), nos vemos agora “presos” em casa por tempo indeterminado. Essa situação pode acabar acarretando em alguns problemas emocionais ou produtivos no dia-a-dia.

Pensando em ajudar a sua produtividade, escrevemos em texto anteriores sobre algumas técnicas para ser mais produtivo nesse e em outros momentos da vida. Também falamos sobre equipes que trabalham em home office e como geri-las.

Mas agora eu gostaria de falar um pouco sobre como você pode utilizar esse tempo livre que o isolamento social trouxe para, além de deixar todas as séries em dia, se desenvolver profissionalmente e evitar qualquer complicação emocional que esse período possa trazer.

Atualização do CV e procura de novas oportunidades profissionais:

Reserve um pouco do seu tempo livre para dar aquela atualizada no seu currículo. Mesmo que você tenha um emprego estável e não esteja procurando uma nova oportunidade, é importante manter o seu currículo atualizado em sites de emprego e no LinkedIn.

Isso torna o seu perfil mais atrativo para outras empresas e também pode fazer com que você tenha reconhecimento e valorização no emprego atual.

Eu sei que fazer uma autopromoção do seu trabalho nem sempre é tarefa fácil. Por isso, aborde temas que você julgue ter um bom conhecimento prévio ou fale sobre experiências próprias. Mas cuidado com a síndrome do impostor, suspeite caso você não se sinta confiante para falar sobre nada.

Ah, e calma se for muito difícil escrever a primeira publicação no LinkedIn ou escrever um pouco sobre o trabalho que você desempenha no seu CV ou em sites de emprego. Com o tempo você vai se acostumando e vai se tornando mais fácil.

Por fim, não poderia deixar de falar do Portal Curitiba TI, se você trabalha na área de tecnologia e ainda não tem o seu CV cadastrado aqui, tá perdendo tempo em? Rsrs. O portal é específico para a área de tecnologia e para Curitiba e Região, então você pode encontrar muita oportunidade bacana aqui!

Criação de portfólio de trabalhos já realizados:

Esse, sem dúvidas, é o melhor momento para você criar o seu portfólio de trabalho. Caso você não conheça esse termo, um portfólio é utilizado para você agrupar todos os seus melhores trabalhos no mesmo lugar.

Reúna os seus melhores trabalhos, sejam páginas na web, artes para campanhas de redes sociais, estudos de ui/ ux design, códigos de diversas linguagens, etc, em um mesmo lugar e deixe-os disponíveis para que possam ser acessados com facilidade.

Esses materiais podem ficar em um site próprio ou em plataformas como o Behance, por exemplo. Caso você prefira deixar o seu portfólio em um arquivo PDF ou simular, lembre-se de anexá-lo no seu LinkedIn ou quando for enviar o currículo para alguma vaga de trabalho.

Capacitação através de cursos online: