Busca avançada

Networking e Comunidades na área de Tecnologia

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019 por Yasmin Coelho de Santana
Networking e Comunidades na área de Tecnologia

Em 2018 falamos brevemente sobre a importância de fazer um bom networking profissional, e isso tem se mostrado cada vez mais necessário para a construção de uma carreira de sucesso. Afinal, é difícil alcançar metas e conquistar objetivos sozinho.

Isso faz total sentido quando prestamos atenção ao nosso redor e em como a evolução humana se deu, sempre em sociedade e no coletivo. É claro que quando falamos em networking, falamos em troca. Seja troca de experiências, troca de conhecimentos ou troca de oportunidades, tenha esse pensamento sempre em mente.

Como não cair na rotina da solidão:

Nesse sentido de troca, a área de tecnologia se mostra sempre muito eficaz. Seja pelos softwares livres, pelo compartilhamento de códigos abertos ou pela grande quantidade de informações que conseguimos encontrar na Internet para auxiliar na solução de problemas no desenvolvimento ou em outras áreas dentro da TI. Mas além disso, o que você pode fazer para socializar?

Como melhorar o seu networking:

Além de procurar informações e tirar proveito dessa grande dádiva da pós-modernidade (claro, com seus pontos positivos e negativos), que é a Internet, existem outras formas de adquirir/ transmitir conhecimentos. E apesar de não serem tão instantâneas, podem agregar outros benefícios para a sua carreira.

Boas opções são participar de eventos da área e de grupos focados em alguma tecnologia, por exemplo. Na semana passada chegou ao conhecimento do Portal Curitiba TI uma iniciativa muito legal, iniciada pelo Gustavo Santos, de um grupo voltado para a comunidade .NET, mais especificamente em Curitiba. O grupo, criado para a troca de conhecimentos, ainda objetiva a realização de meetups e promoção de palestras locais.

Com a finalidade de aquecer a comunidade regional e abrir portas para pessoas que querem compartilhar conteúdo e não sabem como. O foco do grupo será .NET, mas, também será possível encontrar conhecimento de tecnologias relacionadas, como: docker, microsserviços, arquitetura de software, front-end e mobile.

Outras comunidades de TI:

Além dessa boa novidade para os desenvolvedores .NET e das tecnologias relacionadas anteriormente. O Portal Curitiba TI também incentiva e divulga o grupo Tech Ladies, uma comunidade voltada para mulheres que trabalham na área de tecnologia, empoderando e desenvolvendo suas skills comportamentais e técnicas

Sem contar que o próprio portal Curitiba TI também é uma comunidade dentro da área de TI, num sentido mais amplo. Além da ponte entre candidatos e empresas, na divulgação de vagas, também possibilitamos interação e networking através eventos gratuitos, os Meetings, que cada edição vem com um tema diferente e, normalmente, são realizados trimestralmente, e o RecrutaTech, nosso maior e principal evento de tecnologia, realizado anualmente (Que esse ano virá cheio de novidade, fiquem atentos).

A dica que fica é: Encontre uma comunidade que faça sentido dentro da sua área de atuação ou do que você quer realizar futuramente e participe ativamente, tanto na hora de encontrar boas informações para a sua carreira, quanto na hora de divulgar informações e oportunidades que possam auxiliar outras pessoas.

Links e Informações importantes:

Comunidade .NET Curitiba:


Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/dotnetcuritiba/
Meetup: https://www.meetup.com/pt-BR/meetup-group-EBwtYycu/

Grupo Tech Ladies:


Página no Facebook: https://www.facebook.com/techladiesbr/ 

Portal Curitiba TI:


Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/CuritibaTI/ 
Página no Facebook: http://www.facebook.com/CuritibaTI 
Instagram: https://www.instagram.com/curitibati/ 
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/curitibati/ 
Twitter: http://www.twitter.com/CuritibaTI 
 

Compartilhar

Yasmin Coelho de Santana
Autor
Yasmin Coelho de Santana

É formada em Comunicação Organizacional pela UTFPR e trabalha com Comunicação e Marketing no Portal Curitiba TI, onde tem descoberto a cada dia uma crescente paixão pela área de tecnologia.