Busca avançada

Quanto custa desenvolver um software?

quinta-feira, 14 de novembro de 2019 por Eduardo Spaki
Quanto custa desenvolver um software?

Eu diria que essa é a pergunta de um milhão de dólares: Quanto custa desenvolver um software?

Eu diria que essa é a pergunta de um milhão de dólares: Quanto custa desenvolver um software? Pode parecer uma pergunta corriqueira, principalmente para quem não é da área de tecnologia, pois ela se assemelha muito ao nosso dia-a-dia… Quando levamos o nosso carro ao mecânico, o que geralmente perguntamos?

Mas para responder essa pergunta, muitas coisas precisam ser levadas em consideração:

A primeira coisa que precisamos saber é: qual o tamanho?

Um software é um projeto, só que o projeto de software tem suas particularidades. 

Antigamente fazia-se um software e quando ele era finalizado, colocava-se em um CD, dentro de uma caixa, para botar à venda em uma prateleira. Nos anos 2000 o Google introduziu um conceito de eterno “beta”. 

Software “beta” é aquele que ainda não está pronto, mas que os usuários podem ir usando, testando… A ideia do Google era sempre ir aprimorando seus produtos, lançando correções e novas funcionalidades a qualquer momento.

Hoje em dia, quando instalamos um App em um celular, o mesmo é constantemente atualizado e mal nos damos conta. Ou seja, aquele projeto de software de caixinha, com começo meio e fim, caiu por terra, pois os softwares são constantemente desenvolvidos e evoluídos.

Desenvolvimento de projeto de software

E quando os softwares precisam ficar prontos?

Mesmo assim, há casos em que um software deve ser construído e ficar pronto para uso, sem maiores necessidades a curto prazo. Diria que a principal pegadinha aqui é a mudança. Por exemplo: Construir uma casa, é um projeto. Ao perceber que um quarto ficou menor do que você tinha imaginado, iria mandar derrubar uma parede e fazer novamente?

Pois então, no software, aqueles filtros no seu relatório, talvez não devessem ficar daquela maneira. Você irá pagar para refazê-los? Percebeu que há custos, que podem pesar, nas mudanças de projeto?

Responder as fatídicas perguntas: Qual o prazo? E qual o custo? - Acaba sendo uma questão de modelo de negócio. Cada empresa desenvolvedora acaba praticando seus modelos.

Apesar de conceitos que estão em alta, principalmente na área de desenvolvimento de software, como: Agile, Design Thinking, Design Sprint, Scrum, Transformação Digital, etc - Algumas práticas meio que se tornaram padrões do mercado.

Para simplificar, podemos dividir a aquisição de um software de duas maneiras: Prontos e Personalizados.