Busca avançada

Carreiras promissoras de tecnologia: Relatório anual do Curitiba TI

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021 por Isabella Franco
Carreiras promissoras de tecnologia: Relatório anual do Curitiba TI

Você já se sentiu um pouco perdido no momento de se preparar para um processo seletivo?  

Isso pode ser mais comum do que você imagina.  

Com o mercado de Tecnologia aquecido e se desenvolvendo constantemente, é bem difícil ficar por dentro das tendências e habilidades exigidas pelas empresas contratantes.  

Conhecer exatamente quais linguagens, programas, idiomas etc., os recrutadores mais buscam pode ser uma tarefa bem desafiadora.  

Mas pra te ajudar nessa missão, o Portal Curitiba TI criou uma nova iniciativa: os relatórios anuais de Carreiras promissoras de tecnologia.  

Esses relatórios terão como objetivo ajudar você, profissional de Tecnologia, a conhecer quais os cargos, linguagens, metodologias, programas e idiomas mais procurados pelos recrutadores e headhunters com vagas cadastradas no Portal Curitiba TI.  

Esses dados serão todos organizados num Guia de Carreira, que além dos relatórios, também terão diversas dicas pra te ajudar nessa etapa.  

Mas pra não te deixar muito curioso, nesse texto faremos um pequeno recorte do conteúdo que será disponibilizado nesse material.

Assim, você já pode ir se familiarizando com o formato e pensando em dúvidas que gostaria de ver respondidas nesse Guia.

Só não esquece de deixar um comentário no final desse post pra que a gente possa te enviar o Guia depois, combinado?


Portal Curitiba TI: uma análise de 2019 e 2020  

O primeiro relatório de carreira contemplará não somente os dados de 2020, como também os de 2019.  

Como o ano passado foi um período excepcional, em que diversas empresas precisaram reorganizar seus formatos de trabalho, achamos interessante fazer uma análise comparativa desses dois períodos.  

Num geral, todas as funções tiveram uma queda no início do ano, com uma baixa que perdurou até quase o segundo semestre de 2020.  

Mas após alguns meses, a procura por profissionais voltou a crescer.  

E o que nos chamou a atenção foi que mesmo com a pandemia, tiveram alguns cargos com mais vagas em 2020 do que em 2019.  

Isso nos mostra um panorama do mercado de trabalho, indicando quais as profissões com maiores potencialidades de procura no cenário atual.  

Por fim, é importante citar que todas as informações desse relatório são baseadas no banco de dados do Portal Curitiba TI.  

Por isso, essa análise não representa o mercado nacional de Tecnologia.


Carreiras promissoras de Tecnologia: As 3 profissões com mais vagas no Portal

 
Desenvolvedor de Software 

Ocupando a posição de vaga mais cadastrada no Portal Curitiba TI, o Desenvolvedor de Software é um profissional muito requisitado no mercado de Tecnologia.  

Responsável pela criação de soluções tecnológicas para problemas e demandas diversas, esse profissional desenvolve programas, sistemas e/ou aplicativos.  

Dentro da categoria de Desenvolvedor de Software há diferentes especificações de cargo: Front-end, Back-end, Fullstack, Mobile...  

Independente da especialidade que se encontre um profissional, ele sempre será responsável por acompanhar o projeto do início ao fim, procurando possíveis erros e aplicando melhorias. Sempre com a preocupação de fazer o software funcionar adequadamente.  

No entanto, cada tipo de vaga requere diferentes conhecimentos. Seja nas linguagens de programação, frameworks, bibliotecas, plataformas de desenvolvimento etc.  

Por isso, se você deseja se tornar um Desenvolvedor de Software, é bem importante identificar com o que deseja se especializar.  

Assim, pode focar nas habilidades mais exigidas e se tornar um profissional bem preparado.  

Nas vagas do Portal Curitiba TI as linguagens mais requisitadas para este profissional são: SQL, Java e JavaScript.  


Analista de Sistemas  

Nem só de Desenvolvedor de Software vive o mercado de Tecnologia. Os Analistas de Sistemas também são profissionais bem requisitados.  

O Analista de sistemas nada mais é do que o responsável por analisar as demandas de um cliente e/ou empresa e pensar na melhor forma de realizá-las através dos sistemas de informação.  

Nesse sentido, o Analista de Sistemas estuda todas as necessidades de um projeto a ser desenvolvido e trabalha no planejamento desse produto, definindo o tempo de produção, possíveis dificuldades e exigências do sistema.  

Mais do que mostrar o que fazer, é entender também o que não é possível fazer.  

Diferente do Desenvolver de Software que como o nome já diz desenvolve, o Analista é quem entrega para este desenvolvedor o “caminho das pedras”.  

Por isso, por mais que o Analista de Sistemas não precise ser necessariamente um programador, é bem importante que ele conheça as linguagens de programação que vai atuar, além de ter um domínio sobre banco de dados, documentação, metodologias de desenvolvimento etc.  

Tudo vai depender de como e onde este profissional queira atuar. Quanto mais conhecimento ele possuir, mais conseguirá se desenvolver e abrir possibilidades na carreira.  

Mas não se engane achando que o Analista de Sistemas não desenvolve. Muito pelo contrário.  

O Analista de Sistemas também pode ser contratado como Desenvolvedor de Software. Desta forma, ele será responsável tanto pelo planejamento como pela execução de um projeto, atuando como Analista/Desenvolvedor.  

Por isso, é importante se preparar e estudar os requisitos das vagas mais desejadas.  

No Portal Curitiba TI as linguagens mais requisitas para o Analista de Sistemas são as mesas do Desenvolvedor de Software: SQL, Java e JavaScript.  

Mas o Analista que quiser se destacar pode apostar no aprendizado do espanhol, já que este é um idioma bem requisitado pra vaga.


Analista de Testes  

O erro faz parte do cotidiano de qualquer profissional, dos iniciantes aos mais qualificados. Como já diz o ditado, “errar é humano”.  

Mas não tem como entregar um projeto cheio de erros para um cliente, certo?!  

Por mais que seja normal errar, é indispensável reconhecer os erros, de modo a eliminá-los de um projeto. E é aí que entra o Analista de Testes.  

Esse profissional é responsável não só por encontrar os erros num projeto em desenvolvimento, como também apontar melhorias para o mesmo.  

Em tese, sua função é garantir que o produto final seja entregue com o maior padrão de qualidade, se possível sem erros de execução.  

Por isso, o Analista de Testes precisa ter um senso analítico bem desenvolvido, para encontrar aquilo que não foi reconhecido em nenhuma etapa anterior.  

Assim como o Analista de Sistemas, o Analista de Testes não precisa ser, necessariamente, um programador.  

Mas é impossível reconhecer um erro sem antes saber como aquilo deve de fato funcionar, concorda?!  

Por isso, é fundamental que o Analista de Testes tenha um domínio sobre execução, usabilidade e entenda como o sistema que ele está trabalhando funciona.  

SQL, Java e JavaScript também são linguagens que um Analista de Testes precisa dominar.  

Mas pra complementar ainda mais o currículo, se qualificar em Scrum pode abrir novas oportunidades.  


As 3 linguagens mais requisitadas no Portal Curitiba TI  

SQL

Structured Query Language ou, em português, Línguagem de Consulta Estruturada, o SQL é um recurso que deve ser dominado por qualquer pessoa que queira se desenvolver no mercado de Tecnologia. Principalmente quem pretende trabalhar com Dados.  

O SQL nada mais é do que uma linguagem para fazer análises e execuções em banco de dados relacional. Ou seja, aqueles que são baseados em tabelas.  

Com essa linguagem, os programadores de uma empresa podem fazer análises e modificações de dados de forma simultânea.  


Quem precisa dominar SQL?  

Qualquer profissional que queira trabalhar com Tecnologia, principalmente com análise de Dados.  

Entre eles estão: Analistas de Dados, Big Data, Business Intelligence, Desenvolvedores, Engenheiros de Software, Analista de Marketing e Redes Sociais etc.  


JAVA

É uma linguagem de programação orientada a objetos. Mas não é só uma linguagem de programação, como também uma plataforma de desenvolvimento.  

Graças ao Java Virtual Machine, essa linguagem não necessita de compilação externa. Tudo é executado na própria máquina virtual.  

Assim, não é necessário reescrever partes das aplicações ao trocar de sistema operacional.  

Não à toa que a linguagem ganhou a famosa denominação de “Write once, run anywhere” (escreva uma vez, execute em qualquer lugar).  


Quem precisa dominar Java?

O profissional que se empenha para dominar Java provavelmente terá muito sucesso em sua carreira, visto que esta é uma linguagem bastante requisitada no mercado de Tecnologia.  

Os profissionais que devem dominar essa linguagem são: Analistas de Sistemas, Desenvolvedores de Software, Desenvolvedores Mobile, Engenheiros de Software, Programadores etc.  

 
JavaScript  

Por ter como base a linguagem C, assim como Java, ambas possuem sintaxe parecida. Mas suas similaridades terminam aí.

O JavaScript é uma linguagem conhecida por dar vida às páginas web.  

Com esse recurso, é possível implementar itens mais complexos em páginas web, como conteúdos interativos e animações.

Mas não só isso. Com a evolução dessa tecnologia, hoje é possível usar JS para desenvolver não somente sites, como também aplicativos para smartphones e até mesmo programas para desktop.  

 
Quem precisa dominar JavaScript?

Qualquer profissional que queira trabalhar com programação e desenvolvimento web, de software e/ou mobile.  

Podem ser: Analista de Sistemas, Desenvolvedores, Engenheiros de Software, Programadores, Web Designers etc.  

 
Dica extra: o programa mais requisitado no Portal Curitiba TI

Power BI  

O Power BI é uma ferramenta da Microsoft utilizada para fazer análises de negócios.  

Com ela, os profissionais conseguem trabalhar com recursos de business intelligence de forma mais organizada, otimizando os processos de trabalho.

 

Quais profissionais precisam saber usar Power BI?

Qualquer profissional que utilize a análise de dados para obter insights que vão auxiliar na tomada de decisão.  

Entre eles, estão: Administrador de Banco de Dados, Business Intelligence, Analista de Negócios, Analista de Sistemas etc.  

 
Carreiras promissoras: como acompanhar o mercado de Tecnologia

Mesmo que acompanhar o mercado de Tecnologia seja uma tarefa bem difícil, sempre há alternativas.  

Tirar certificações, fazer cursos, mentorias e estudar tendências (o LinkedIn pode ser um grande aliado nisso) são ótimas formas para se qualificar para as carreiras promissoras de Tecnologia.

Além é claro, de sempre acompanhar o Portal Curitiba TI e se cadastrar nas vagas de seu interesse.  

Agora que você chegou até aqui, não pode ir embora sem deixar seu comentário de interesse no Guia de Carreira, não é?  

O Guia está em produção, mas assim que estiver finalizado, vamos te enviar.  

Então, deixa um comentário aqui nesse post, envie um e-mail para contato@curitibati.com.br ou nos envie uma mensagem no nosso Insta, Face ou LinkedIn.

Só não vale sinal de fumaça hehehe  

Se tiver alguma dúvida sobre processo seletivo, vagas, entrevista, currículo, qualquer coisa referente ao tema, pode enviar pra gente!

Sua questão pode aparecer respondida no Guia de Carreira 😃

Compartilhar