Busca avançada

6º RecrutaTech: Next JS, o Framework React voltado para SEO e Performance

quarta-feira, 21 de outubro de 2020 por Yasmin Coelho de Santana
6º RecrutaTech: Next JS, o Framework React voltado para  SEO e Performance

No dia 24 de outubro acontece a primeira edição 100% online do RecrutaTech.

Para você conhecer um pouco mais quem vai palestrar e ficar por dentro do conteúdo que será falado no evento, fizemos entrevistas com alguns dos palestrantes do 6º RecrutaTech.

Quem inicia essa série de entrevistas é o Maurício de Azevedo, Software Developer na Objective Solutions e palestrante da 6ª edição do RecrutaTech, na trilha Dev.

O Maurício vai palestrar com o tema "Next Js, o Framework React voltado para SEO e Performance", e ele nos concedeu uma entrevista contando um pouco sobre sua trajetória profissional e conteúdo que vai abordar em sua palestra.


1) Você pode contar um pouco sobre a sua trajetória profissional?

Iniciei a atuar profissionalmente em 2009, desde sempre atuando mais na área de Desenvolvimento Web, sempre entusiasta de desafios envolvendo Javascript, não importando se fazendo o uso dele nativamente, ou por meio de bibliotecas e frameworks.

Quando falando de evolução pessoal, prezo pelo companheirismo e ajuda mútua de todos em um time, pois creio que o verdadeiro sucesso de um projeto se dá na medida em que há um total entrosamento entre todas as pessoas envolvidas em um projeto, desde sua idealização até sua entrega final ao cliente.

Atualmente faço parte do quadro de funcionários da Objective, em um time responsável pelo produto Sinccera, que se trata de um gerenciador de portfólios, onde a previsibilidade e visibilidade de dados que auxiliem em tomada de decisões, é uma de suas funcionalidades principais.


2) Que dica você daria para que os participantes possam tirar o maior proveito possível de um evento online?

Procure analisar seu próprio desenvolvimento pessoal e tente buscar palestras em uma linha, sempre com o intuito que seja algo necessário para sua tomada de decisão, enquanto decide seu futuro profissional.

Outro ponto muito importante, é aproveitar tanto o tempo de perguntas das palestras, bem como o tempo de Network, para trocar figurinhas, e não deixar aquela sua dúvida sem resposta, bem como obter feedbacks e opiniões sobre carreira, tecnologia e desenvolvimento pessoal e profissional.


3) Você indica a trilha Dev, a qual você palestrará, para que tipo de público?

É uma trilha para quem já tem familiaridade ou pretende entrar na área de desenvolvimento, bem como pessoas que já estejam atuando, pois é de suma importância estar sempre atento ao que outras pessoas dentro de sua mesma área de atuação falam ou fazem, sendo isso algo essencial para um futuro promissor profissionalmente.


4) Agora vamos falar da sua palestra. Você poderia citar brevemente os pontos que vai abordar nela?

Na minha palestra, vou abordar tecnologias e técnicas que estão sendo utilizadas no desenvolvimento web, voltado para SEO e performance que estão presentes no Framework Next.JS, bem como a motivação e benefícios de estar optando e buscando pelo uso das mesmas.


5) Por que utilizar um Framework Web? Quais podem ser os benefícios do seu uso para as empresas?

Dentre seus principais benefícios, está não ser necessário estar se preocupando com questões que o framework já trata, tais como SEO, validação de rota, autenticação, dentre outras.

Isto permite que o time possa estar gastando seu tempo em desenvolver novas funcionalidades relacionadas ao escopo do projeto, e não em construir uma nova ferramenta para solucionar questões que o Framework já possui a responsabilidade.


6) Você vê o Next JS como uma solução para a baixa compatibilidade de frameworks Java Script em se tratando de SEO?

Sim, pois ele surgiu com a premissa de ser um Framework, que ao mesmo tempo esteja usando novas tecnologias de mercado, e também se preocupando com questões de SEO.


7) Quais são as principais características do Next JS?

Dentre suas principais características, está a capacidade de gerar páginas no formato SSG (static site generation) ou SSR (server side rendering) de acordo com a forma que o código é estruturado, bem como capacita o desenvolvedor a podeR estender o uso de webpack de uma forma mais simplificada, dentre outras.


8) O Next JS pode ser indicado para o desenvolvimento de qualquer aplicação?

Assim, como demais bibliotecas e frameworks, deve ser escolhido e utilizado de acordo com as necessidades do projeto, bem como as skills técnicas que seus colaboradores possuem.

Desta forma, não há uma melhor ou pior biblioteca ou framework, tudo é questão de saber para qual problema determinada solução está sendo escolhida.


9) O que a pessoa que estiver assistindo a sua palestra vai poder aprender?

Vai saber quais tendências e inovações de mercado que estão presentes no framework Next.JS e como seu time de desenvolvimento vem atuando na evolução do Framework, de uma forma que atenda aos desenvolvedores de uma forma eficaz, quando se falando de SEO e performance.


10) Agora na pandemia, tivemos que adaptar diversas atividades que fazíamos presencialmente. Além dos eventos, você teria alguma dica de como os profissionais de tecnologia podem continuar se atualizando, agora de forma remota?

Ficar atendo as várias plataformas que oferecem cursos online, bem como demais eventos, pois nesse período está tendo uma gama imensa de promoções que possibilitam você expandir seus conhecimentos sem muito investimento, ao mesmo tempo com um conteúdo de qualidade.


11) Para finalizar, você tem algum conselho para aqueles que estão um pouco indecisos sobre participar ou não de um evento de tecnologia online?

É essencial aproveitar este tempo de reclusão que a pandemia tem propiciar e estar participando ativamente de eventos online, pois no cenário atual é a melhor maneira para você aumentar sua network, e estar antenado no que está acontecendo no mundo da tecnologia.

Além do mais, o desenvolvedor inexperiente vai conseguir nortear melhor sua carreira, tal qual o desenvolvedor mais experiente vai estar em constante evolução, pois independente de seu nível de experiência, faz-se necessário entender que o aprendizado é uma constante e não algo com início, meio e fim.

 

Compartilhar