Busca avançada

Uso da tecnologia na educação: 8 benefícios das ferramentas digitais

terça-feira, 12 de maio de 2020 por Isabella Franco
Uso da tecnologia na educação: 8 benefícios das ferramentas digitais

Cada vez mais a tecnologia tem feito parte da vida e dos hábitos não só dos adultos, como também dos mais novos. É por isso que o uso da tecnologia na educação tem se demonstrado cada vez mais importante.

O mundo digital já faz parte da realidade das crianças. Por isso, não demora muito para que elas tenham em mãos aparelhos eletrônicos. Esses, normalmente são usados para o consumo de conteúdos diversos, como jogos e desenhos.

Então, por que não aliar essa tecnologia também à educação?
 

Os benefícios do uso da tecnologia na educação:

Em um cenário em que o método tradicional de educação não tem sido mais eficaz, fica necessária a adoção de novas metodologias de ensino, que facilitem o aprendizado e façam dele uma experiência memorável.

Nesse sentido, a tecnologia é uma grande aliada. A adoção de ferramentas digitais no ensino traz benefícios aos alunos e também aos educadores. 

Então vem comigo conhecer os benefícios do uso da tecnologia na educação:
 

Gerar mais autonomia  

Hoje, já estamos vivendo o conceito de educação 4.0, que procura atender às necessidades da Indústria 4.0, também chamada de Quarta Revolução Industrial.

Essa revolução tem modificado a forma que utilizamos a tecnologia a partir do uso da Internet das coisas (IoT), Big Data, Inteligência Artificial, entre outros. 

Na Educação 4.0, existe o conceito de learning by doing (aprender fazendo), que coloca o aluno como atuante principal no processo de aprendizado.

Ou seja, o professor deixa de ser o protagonista e se torna um mediador, ajudando e incentivando o aluno na construção de seu interesse pelo conhecimento. 

Aqui, a experiência prática e a experimentação são fundamentais, por isso a importância de projetos que estimulem o aluno a colocar a mão na massa. 

Tudo isso possibilita que o estudante tenha mais autonomia, pois ele mesmo será responsável por investigar formas de resolver algum problema e explorar novos métodos, tendo o professor, nesse caso, como um guia.

Aumentar dinamismo das aulas